sexta-feira, 29 de março de 2013

Ônibus de João Pessoa estão entregues às baratas

Imagem retirada do blog: misteriosdamilaca.blogspot.com
Laís Lacerda


Calor, cansaço e a espera por um veículo sem manutenção e sem hora para passar. Quem depende de transportes públicos em João Pessoa tem que enfrentar isso todos os dias. E os desafios não param por aí. Quem precisa ir a Jaguaribe sofre com a falta de linhas de transporte e ainda com os insetos. No bairro, o número de instituições de ensino e de saúde é grande. O preço da passagem está sempre aumentando e, não proporcionalmente, a manutenção dos veículos. Os estudantes, enfermos e aposentados, tem que pagar e dividir o assento com as baratas. Isso se tiverem a sorte de encontrar um banco vago.

A superlotação é outro problema e não me parece ter uma pessoa sequer na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana De João Pessoa, SEMOB, que pense em uma possível solução. Mas, a população sabe o que é preciso fazer. Criar linhas novas, segundas, terceiras opções, principalmente para resolver a situação nos horários de pico. Estudantes esperam mais de 50 minutos pelo transporte no Valentina Figueiredo. Fora todos esses problemas, ainda tem a falta de informação de fácil acesso ao passageiro. Ônibus com destino a José Américo no letreiro não faz este percurso, isso mesmo, o trasporte não vai até o bairro José Américo, como era de se esperar. E como fica o passageiro? Sem perceber, ele deve descer no próximo ponto de ônibus e terminar seu percurso a pé. Mesmo que este seja de 2km.

Para ir do Bairro dos Estados até a Universidade Federal da Paraíba de carro, se não houver nada de anormal no trânsito, um estudante leva em média de 8 a 10 minutos. Se o mesmo estudante dependesse de transporte público, além de se deslocar até a avenida principal de circulação dos ônibus, ele teria que esperar pelo menos 15 minutos pelo transporte e, ainda, dividí-lo com uma enxurrada de pessoas como ele, que não têm outra opção. Nesse caso, o percurso levaria, sendo otimista, aproximadamente 25 minutos. Os transportes públicos deveriam ser atrativos para a população, não só pelo baixo custo, mas pelas condições mínimas de higiene e condição de viagem, só que de atrativo não têm nada. A não ser que você tenha um carro ou uma moto para se locomover, tenho certeza que você também está nesse grupo. O que fazer? Denunciar e esperar pelo tempo em que viajaremos sentados sem a companhia de insetos indesejados e sabendo a hora de pegar o ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário