sexta-feira, 12 de abril de 2013

A carona e suas vantagens

Camila Monteiro


Sabe aquele colega de trabalho que mora na rua paralela a sua? Aquele que, de vez em quando, emparelha o carro com o seu no caminho para o escritório e vocês trocam um “até já” seguido de um tchauzinho. É, esse mesmo, esse que você acha meio crianção e que só conta piadas de loira. Já pensou em dar uma carona a ele? É isso que propõe o Caronetas, um site lançado no começo de 2011, em que empresas e colaboradores se cadastram para oferecerem caronas ou usufruírem delas.

O serviço, idealizado pelo empresário Márcio Nigro, é totalmente gratuito e funciona da seguinte forma: empresas, independente da localidade ou do seu porte, cadastram-se no site e, logo em seguida, recebem um link para que seus colaboradores também se cadastrem. Está feito o negócio! Agora, aqueles que possuem carros entram em contato com os demais para oferecerem carona, e os que não possuem, aguardam contato dos caronistas.

Não é difícil perceber todas as vantagens da carona: além de diminuir o fluxo de carros nas ruas, melhorando o trânsito e diminuindo a poluição (e também o estresse de dirigir e o de encontrar vaga de estacionamento em hora de pico); a carona ajuda no bolso. Como frisa o economista e professor Marcos Silvestre (vídeo abaixo), a primeira forma perceptível de poupar é no combustível, e do jeito que a gasolina está cara é uma boa maneira de economizar. A segunda maneira diz respeito ao desgaste natural do carro. Quanto mais ele ficar na garagem, mais se economiza com idas ao mecânico. Há também a chance de economizar com a menor probabilidade de batidas e multas.

O Caronetas possui inúmeras empresas cadastradas em São Paulo, já está se espalhando por todo o país, e pretende consolidar a prática da carona no Brasil. Aqui na Paraíba, segundo o site (confira aqui), apenas a TV Cabo Branco é cadastrada.

Assim, tem-se que divulgar esse trabalho no estado e, na hora em que essa moda chegar de vez aqui, esquecer que você acha aquele colega de trabalho infantil, rir das suas piadas de loira e pensar em quanto você está economizando, ajudando o meio ambiente e a sua cidade, além de ter a chance de conhecer várias outras pessoas com melhores repertórios de piadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário