Isabela Almeida
Seis da manhã e, como de praxe, Távora acorda para dar início às suas atividades matinais. Às sete, já está pronto para colocar o pé no pedal e sair do bairro do Bessa, onde mora, para seguir destino ao centro da cidade, onde começa a trabalhar às oito. Távora utiliza todos os itens de segurança, capacete, luvas, sinalização na bicicleta, e aqueles que são fundamentais para o clima da cidade, óculos de sol e protetor solar. Durante o percurso, Távora tenta pedalar em um ritmo leve para não suar muito. As ruas de sua ciclorrota não possuem ciclovias, além disso têm buracos e bocas de lobo. Távora se arrisca todos os dias, principalmente durante o retorno para casa, já que, como é noite, fica difícil enxergar esses obstáculos. Assim como Távora, outros cidadãos pessoenses utilizam a bicicleta como principal meio de transporte, e se sentem pouco assistidos pelo poder público.
João Pessoa dispõe de uma malha viária predominantemente plana, adequada para a implantação de ciclovias, que seria uma solução viável para o caos no trânsito. No entanto, o que vemos é que as ciclovias já existentes ainda não fazem parte de um plano mais amplo que é interligar os bairros mais populosos ao centro da capital e os órgãos responsáveis investem em faixas visando apenas automóveis. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) tem realizado intervenções na Avenida Epitácio Pessoa, uma das vias de maior tráfego de veículos da Capital, com o objetivo de reduzir os congestionamentos. A avenida ganhará mais dois metros de largura. No entanto, medidas como esta, não resolvem o problema à longo prazo. É importante que ciclistas e pedestres tenham melhores condições de se locomover e assim, reduzir o uso do carro. Para tal, existe a necessidade de um projeto de educação no trânsito e conscientização da população de que a cidade deve ser para as pessoas e não para os veículos.
No dia 2 de abril, a prefeitura de João Pessoa realizou o Orçamento Participativo, momento em que o poder público se dispõe a escutar os anseios da população sobre a aplicação de recursos da prefeitura para uma área específica, neste caso, a região do Miramar, Jardim Luna, São José e bairros que englobam a orla da capital. Muitos cicloativistas estiveram presentes reivindicando mais ciclovias naquela área. Na ocasião, o prefeito da cidade assinou uma Carta Compromisso que apresenta propostas para guiar o trabalho de gestores comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da cidade e com a necessidade de modificar o modelo de mobilidade urbana existente na cidade, sempre procurando promover a participação da sociedade nesse processo. Esperamos então, a concretização dessas medidas, para que Távora tenha um trajeto mais seguro de sua casa até o trabalho, o trânsito seja mais fluido e João Pessoa, uma cidade mais sustentável.
Para saber quais são as propostas que a Carta Compromisso, assinada pelo prefeito, apresenta, acesse: http://massacriticapb.blogspot.com.br/2012/10/carta-compromisso.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário