terça-feira, 9 de abril de 2013

A bicicleta no plano de mobilidade urbana de João Pessoa

Isabela Almeida



Seis da manhã e, como de praxe, Távora acorda para dar início às suas atividades matinais. Às sete, já está pronto para colocar o pé no pedal e sair do bairro do Bessa, onde mora, para seguir destino ao centro da cidade, onde começa a trabalhar às oito. Távora utiliza todos os itens de segurança, capacete, luvas, sinalização na bicicleta, e aqueles que são fundamentais para o clima da cidade, óculos de sol e protetor solar. Durante o percurso, Távora tenta pedalar em um ritmo leve para não suar muito. As ruas de sua ciclorrota não possuem ciclovias, além disso têm buracos e bocas de lobo. Távora se arrisca todos os dias, principalmente durante o retorno para casa, já que, como é noite, fica difícil enxergar esses obstáculos. Assim como Távora, outros cidadãos pessoenses utilizam a bicicleta como principal meio de transporte, e se sentem pouco assistidos pelo poder público.

João Pessoa dispõe de uma malha viária predominantemente plana, adequada para a implantação de ciclovias, que seria uma solução viável para o caos no trânsito. No entanto, o que vemos é que as ciclovias já existentes ainda não fazem parte de um plano mais amplo que é interligar os bairros mais populosos ao centro da capital e os órgãos responsáveis investem em faixas visando apenas automóveis. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) tem realizado intervenções na Avenida Epitácio Pessoa, uma das vias de maior tráfego de veículos da Capital, com o objetivo de reduzir os congestionamentos. A avenida ganhará mais dois metros de largura. No entanto, medidas como esta, não resolvem o problema à longo prazo. É importante que ciclistas e pedestres tenham melhores condições de se locomover e assim, reduzir o uso do carro. Para tal, existe a necessidade de um projeto de educação no trânsito e conscientização da população de que a cidade deve ser para as pessoas e não para os veículos.

No dia 2 de abril, a prefeitura de João Pessoa realizou o Orçamento Participativo, momento em que o poder público se dispõe a escutar os anseios da população sobre a aplicação de recursos da prefeitura para uma área específica, neste caso, a região do Miramar, Jardim Luna, São José e bairros que englobam a orla da capital. Muitos cicloativistas estiveram presentes reivindicando mais ciclovias naquela área. Na ocasião, o prefeito da cidade assinou uma Carta Compromisso que apresenta propostas para guiar o trabalho de gestores comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da cidade e com a necessidade de modificar o modelo de mobilidade urbana existente na cidade, sempre procurando promover a participação da sociedade nesse processo. Esperamos então, a concretização dessas medidas, para que Távora tenha um trajeto mais seguro de sua casa até o trabalho, o trânsito seja mais fluido e João Pessoa, uma cidade mais sustentável.

Para saber quais são as propostas que a Carta Compromisso, assinada pelo prefeito, apresenta, acesse: http://massacriticapb.blogspot.com.br/2012/10/carta-compromisso.html

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