domingo, 7 de abril de 2013

O prazer de Amélie


Renata Leitão


Falar de coisas simples, corriqueiras, cotidianas, nunca foi tão original quanto nesse filme. Le Fabuleux Destin d Amélie Poulain, que em português quer dizer “O fabuloso destino de Amélie Poulain” é um filme Francês, do diretor Jean Pierre Jenet, lançado em 2011, mas que particularmente, na minha casa, continua na primeira prateleira. É incansável assistir aquele cenário sempre à meia luz das tardes em Paris. Engraçado que me traz a sensação de reviver o que nunca vivi, não conheço a França, mas a película me deixa tão próxima que parece que fica ao lado da minha casa. Sabe aquele filme que te provoca sensações? Você sente o cheiro! E posso afirmar que é um dos mais familiares que já senti.

Amélie, interpretada pela atriz Audrey Tautou, é uma jovem parisiense, que na infância foi privada do contato com outras crianças pelos seus pais, e mesmo assim, não perdeu a esperança nas pessoas. Ela passa o filme inteiro dotada de uma solidariedade fora do comum e ajudando todas as pessoas que vê pelo caminho. Aquele famoso clichê "fazer o bem sem olhar a quem" lhe cai como uma luva. Mesmo cheia de traumas e amarguras, em sua vida solitária, ela procura amparar as pessoas, mas como toda ação gera uma reação, tanto para o mal quanto para o bem, o universo resolve conspirar e bota certo rapaz em seu caminho, Nino Quincampoix, interpretado pelo ator Mathieu Kassovitz. Ela, agora, apaixonada, continua em sua busca de ajuda ao próximo, e que termina esquecendo-se de si. O brilho desse filme, além das marcações e as cores serem deslumbrantes, está nessa vontade que a toma, pois o que vemos no mundo real é justamente o oposto. Filhos, pais, amigos, parceiros profissionais, mesmo desconhecidos, sem o mínimo de espírito coletivo. A sociedade que prega a individualidade, deixou a palavra falar tão alto, que se tornou difícil interceder pelos outros. Amélie, que por sua história deveria ser ajudada, resolveu ajudar.

Difícil enumerar o que mais me encantou nesse filme, mas a trilha sonora foi, de fato, escolhida a dedo. Todas as canções são do músico talentosíssimo e multifacetado Yann Tiersen. Me pego escutando toda a trilha diariamente, mesmo sendo toda instrumental. Tudo casa perfeitamente com o visual, evocando as emoções vividas pela protagonista.




http://www.youtube.com/watch?v=TnLgEEsu8Uo

Um comentário:

  1. Já viu "Un long dimanche de fiançailles"? É do mesmo diretor e também protagonizado por Audrey :)

    ResponderExcluir