segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ações criminosas em transportes públicos, até quando?


Raíssa Diniz





Para a população que utiliza o transporte público diariamente na capital é comum vivenciar situações constrangedoras no coletivo, como assaltos, brigas e agressões. Nos últimos anos a criminalidade e ação de vândalos em ônibus de João Pessoa têm acontecido com bastante frequência, como exemplo, no período de janeiro a julho de 2012 que aconteceram 66 casos desse tipo, segundo os dados da AETC-JP citados no G1.

Geralmente os criminosos atuam em bando para roubar o dinheiro do caixa com o Cobrador ou individualmente para pequenos furtos em dinheiro ou equipamentos eletrônicos dos passageiros. Após um caso como este o procedimento correto é o motorista do veículo encaminhar a denúncia à polícia e registrar um boletim de ocorrência (BO) na delegacia. Na maioria das vezes esta ação ocorre, no entanto a informação não é tratada pelas autoridades responsáveis pela segurança e a população permanece sujeita a esta situação.

A partir daí, como apontar culpados? A polícia realiza operações esporádicas de fiscalização nos ônibus, nada com muito foco, apenas para demonstrar trabalho. As empresas de ônibus instalam câmeras avulsas nos coletivos, como se pudessem intimidar os bandidos. Pelo mesmo lado o poder público vira as costas para o problema e finge que nada acontece em relação a isso. Para tratar de casos como estes os órgãos competentes precisariam abandonar os interesses próprios de sua entidade e trabalhar em equipe para obter o bem comum, a segurança de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário